Propaganda elaborada é a alma do negócio

“Atrás de bons negócios, sempre existem boas idéias”

Esta frase acima está no verso do meu cartão de visitas e ela foi criada a partir do contato com diversos clientes que insistem em não investir em propaganda de qualidade por acha-las desnecessárias. E é sobre exatamente esse conceito de “boas idéias” que vou falar neste post…

Você já parou para pensar que durante o decorrer do nosso dia-a-dia nos deparamos com diversas propagandas, veiculadas em distintas mídias e que muitas (posso dizer 99%?) passam despercebidas? Com a possibilidade de sem sequer lembrarmos de qual produto a propaganda está anunciando?

E você sabe o porquê disso?

Por muitas pessoas acharem que apenas divulgar seu produto ou serviço em uma grande ou pequena mídia, sem se preocupar em deixar que uma agência (com um designer bom) faça seu anúncio, é suficiente para fixar sua marca e atrair clientes.

Infelizmente esse pensamento perdura e quem acaba levando “o pato” por isso é o próprio cliente/produto, que pode ser vinculado, através de uma propaganda mal feita, a um produto de baixa qualidade, uma empresa sem diretrizes e muito mais.

Isso parece exagero mas acontece sim!

Só para termos uma idéia, na ponta do iceberg da empresa vem a logomarca, arte considerada primordial de qualquer empresa independente do setor mercadológico. A logo ao ser construída, a partir de um briefing de logomarca, leva em conta: a fonte utilizada, os traços (desenhos) e o que a logomarca deve transmitir. A partir da idéia pronta e de algo já construído, o designer responsável, apresentará a algumas pessoas de sua confiança para que elas possam expressar o que sentiram ao visualizar a logo do cliente. Depois disso tudo ele optará por entregá-la ao cliente, altera-la ou refaze-la.

Podemos até mesmo citar um exemplo de um cliente aqui mesmo da tera. Uma logomarca de imobiliária foi solicitada e o cliente pediu que ela transmitisse os seguintes conceitos: interatividade, digital, imóvel e permuta entre o corretor e o cliente. O termo interatividade, corretor e cliente foram utilizados no slogan, o imóvel e permuta no desenho da logo e o conceito digital entrou na fonte escolhida. Tudo isso gerou um design totalmente inerente a idéia passada no briefing pela empresa. Na pesquisa interna, foi perguntado qual foi o conceito transmitido pela o conjunto logo + slogan, e o resultado foi o esperado! Todos conseguiram captar a idéia da logo.

E é seguindo esse exemplo que quero chegar ao ponto desse post. Imagine se a sua logomarca é elaborada por alguém que não tenha conhecimento nenhum de design. Para você ela pode até parecer boa, mas para uma outra pessoa que ainda não conhece sua empresa, ela pode passar um conceito divergente até mesmo podendo sugerir um outro tipo de empresa, o que não seria legal para sua imagem. Se isso tudo ocorre na elaboração de uma logomarca, imagine então na elaboração de uma arte para qualquer outro tipo de mídia como a online(através da internet ou outros meios digitais) ou a offline(jornais, revistas)? Você pagará caro por um espaço que será totalmente em vão, pois o cliente conseguiu virar a página sem te ver, e até mesmo excluiu seu e-mail antes mesmo de ver sua logo no rodapé do anúncio, o qual queria apenas dizer, por exemplo, “boas festas”.

Pense nisso, e descubra que elaborar um plano de marketing é muito mais do que comprar um espaço no jornal.

Abraços e até a próxima!

Bruna Milagres

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Sobre brunampl

Bruna Milagres é graduada em Produção Multimídia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e pós-graduada em Marketing Digital pela Universidade Gama Filho. Na escola de artes visuais “Casa dos Quadrinhos”, cursou ”Desenho Artístico” como complemento ao seu trabalho de design. Atualmente trabalha como freelance na área de design e marketing digital.
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Uma resposta para Propaganda elaborada é a alma do negócio

  1. Felipe Monteiro disse:

    Bruna, você está de parabéns com seu texto.
    Torço para que as empresas futuramente tenham esse nível de pensamento e possam atingir seus objetivos com marketing de qualidade.

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