Como dar ênfase a elementos específicos de uma criação gráfica?

No deparo cotidiano com criações gráficas, é perceptível para um designer o quanto elementos pulam mais em nossos olhos do que outros. Para pessoas comuns, que talvez não reparem nisso, o simples fato de prestar atenção ou não em uma propaganda é um sinal de que o layout da propaganda foi bem ou não distribuído.

Como então criar essa ênfase? Como ordenar informações complexas em uma ordem que o usuário/leitor possa enxergá-las da maneira certa?

De acordo com fontes de pesquisa e percepções sobre as peças que crio, são 4 os elementos que podem proporcionar esse destaque:

Tamanho, Valor, Cor, Disposição e Contraste.

Esses elementos servem para direcionar o observador ao redor de um design. Um exemplo claro de ênfase é o jornal.

img_texto_enfase-copy

Nele, observa-se que o ritmo da informação é quebrada em pequenas parcelas. O título, por exemplo, possui um tamanho maior tornando-se destaque; um pequeno filete colorido, separa partes de um todo; textos iniciais de matérias em negrito… tudo isso contribui para uma melhor disposição das informações, facilitando sua leitura.

Tamanho

O tamanho dá ênfase a um trabalho a partir de um contraste. Um pequeno escrito no rodapé de uma página em branco pode ser visualizado melhor do que um grande anúncio de página inteira, isso claro, dependendo de determinadas peças.

Assim como uma peça grande em uma folha também pode gerar grande destaque se for bem disposta.

Valor

Substancialmente o valor seria no aspecto de: Forte, Negrito e Suave. Os níveis de densidade nas cores dá ao texto diferentes tipos de destaque. Em frases de tamanho tipográfico igual, o valor atua fazendo com que palavras-chave sejam ressaltadas. O valor associado com o tamanho também pode ser util.

Ao colocar aplicações de valor em blocos de textos, é possível que o leitor desvie sua ordem de visualização.

Cor

A cor está intimamente ligada a associação, disposição, temperatura e emoção. A escolha certa poderá ser baseada em qualquer um desses aspectos e/ou até mesmo numa combinação delas. A cor altera a ênfase do texto, e ela pode ser utilizada tanto para destacar quanto para contrastar.

Disposição

A disposição está ligada e concentra-se na localização estratégia de cada elemento. Ela atrai de forma sutil a atenção do leitor para a ordem para qual foi projetada.

Uma disposição bem planejada pode substituir bons métodos de ênfase. Uma localização de elementos mal feita pode causar confusão na leitura da peça.

Contraste

O contraste é um dos elementos de ênfase mais importantes na criação de uma peça. Sem ele, a leitura fica desinteressante. Utilize o contraste quando você tiver o objetivo de: enfatizar, diferenciar, criar competitividade, atrair e quebrar o ritmo do leitor.

Os opostos visuais do cotidiano podem dar referencia e idéias ao uso do contraste. Mas cuidado! O seu uso exagerado pode resultar numa falta de ordem do design, tirando assim a atenção do leitor.

Até a próxima!

Bruna Milagres

Anúncios

Sobre brunampl

Bruna Milagres é graduada em Produção Multimídia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e pós-graduada em Marketing Digital pela Universidade Gama Filho. Na escola de artes visuais “Casa dos Quadrinhos”, cursou ”Desenho Artístico” como complemento ao seu trabalho de design. Atualmente trabalha como freelance na área de design e marketing digital.
Esse post foi publicado em Textos e Dicas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Como dar ênfase a elementos específicos de uma criação gráfica?

  1. Rômulo disse:

    Se eu não quiser dar ênfase a nenhum elemento específico eu posso utilizar qualquer cor desde que não altere aquilo que desejo mostar em primeiro plano ou como tema ou assunto principal?

  2. Cássio Toshiyoka disse:

    Olá Bruna, muito obrigado pelo elogio, estou na batalha! Muito legal seu blog também, apesar de eu estar querendo sair do mundo da publicidade um pouco,afinal estou a 4 anos já… Mas o negócio é não parar neh?!
    Bjo e até mais.

  3. brunampl disse:

    Bom romulo, acredito que no início da criação de uma peça gráfica você deva colocar pontos no brifing daquilo que deve ser realmente destacado. Como falei no post, uma frase em negrito, uma disposiçao certa de elementos fazem com q pontos certos ganhem destaque. Como você mesmo disse, uma cor distoante da principal pode sim ajudar com que outros elementos apareçam menos que outros… há, segue lembrar também que os elementos que estiverem no contrário da abordagem que citei sobre: valor, cor e contraste concerteza deixarão elementos em menor destaque. Já a disposiçÃo de elementos errada, faz com que a peça não tenha impacto no local que ela será veiculada.
    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s