A tipografia correta

Muitas vezes na produção de um trabalho gráfico, nos deparamos com algumas dúvidas na hora da escolha da tipografia que mais se adequará ao projeto. As vezes nos tendenciamos às escolhas por nosso gosto pessoal ou pela conveniência das fontes em nosso computador.

O sucesso de uma peça depende: da escolha do tipo de letra, sua utilização no espaço delimitado e do nosso consciente e subconsciente, que captam durante o processo de criação, a avaliação visual, o objetivo da peça e seu estilo.

A escolha

A fonte pode ser escolhida visando a adequação visual do contexto da peça. Seria como na pergunta: “quais as sensações que esta fonte passa”. Para entender melhor, uma exemplificação:

fonte_artigo

Respectivamente, essas fontes remetem:

1) Agent red – Algo relacionado a revista em quadrinhos; logo ela poderá ser aplicada em anúncios elaborados ao público infantil. Ou algo para os pais (nesse caso o anuncio, poderá utilizar essa fonte em menor intensidade).

2) Artistamp médium – relaciona-se com algo sujo; macabro. Essa fonte pode ser utilizada em anúncios para festas ou título de noticias ou assuntos que estejam relacionados.

3) Bauhaus 93 – estilo bem anos 70. Poderá ser utilizado em logomarcas de lojas de roupas ou algo com estilo próprio e/ou retro.

4) Trajan pro – Fonte moderna. Muito utilizada quando o objetivo é passar a idéia de modernidade, luxo, etc.

A partir desses exemplos, é perceptível que a letra deve ser escolhida para refletir o contexto, deixando que as sensações transmitidas pela fonte, fixem melhor o conteúdo da mensagem.

A tipografia é utilizada com base em diferentes objetivos: informar, entreter, instruir, direcionar, etc. Cada contexto implicará um nível de concentração e ritmo de leitura. A concentração e o ritmo de leitura são importantes para a escolha correta da fonte.

Um exemplo é a sinalização rodoviária. Como o leitor, terá uma pequena fração de segundos para ler e entender a mensagem, a fonte deverá ser simples e sem serifas, pois fontes decorativas podem desviar a atenção do condutor na estrada.

O tipo de leitura influencia também na escolha do tipo de letra. A leitura pode ser regular (livro), intermitente (revista; website; painel) ou concentrada (instruções) e o texto poderá ser lido como obrigação ou instrução.

Não existe nenhuma regra absoluta que fale ser certo ou errado o uso das fontes em determinados locais. Um exemplo são as letras com serifas. Dizem que com serifas são mais fáceis de olhar, mas não há regra para isso.

Vale ressaltar que fontes decorativas receberam esse nome justamente para “decorarem”, ou seja, serem utilizadas em pequenas partes, e não em um texto todo.

Uma outra dica é a utilização de uma família de uma mesma fonte quando o texto for grande e necessitar de diferenciações.

Para fechar o post e explicar melhor, enumerei o passo-a-passo do processo de seleção de uma fonte correta.

  1. Através do brifing, procure identificar o contexto e o objetivo do projeto.
  2. Identifique os locais em que o anúncio será visualizado (ex.: embalagem, impressão, etc.)
  3. A partir daí, separe em um documento no photoshop ou qualquer outro programa, com as fontes escolhidas e deixe que seu instinto natural de design faça todo o processo final!

Até a próxima!

Bruna Milagres

Anúncios

Sobre brunampl

Bruna Milagres é graduada em Produção Multimídia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e pós-graduada em Marketing Digital pela Universidade Gama Filho. Na escola de artes visuais “Casa dos Quadrinhos”, cursou ”Desenho Artístico” como complemento ao seu trabalho de design. Atualmente trabalha como freelance na área de design e marketing digital.
Esse post foi publicado em Textos e Dicas e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A tipografia correta

  1. alysonfonseca disse:

    Poxa.. legal Bruna. Acredito que é importante saber esses critérios de escolhas de letras para não usar um estilo sem que ele seja adequado realmente a idéia do que a propaganda quer passar.. Acompanho seu blog por indicação do Cláudio (meu cunhado) que foi seu professor na Uni. Você está de Parabens!

    abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s