Estatísticas – Dia mundial da internet

No dia 17 de maio de 2009 será comemorado o Dia mundial da Internet (decreto da ONU do dia 19/01/2006), e nada melhor que um post de estatísticas sobre a difusão da internet no Brasil para ressaltar sua importância e o quanto de história ela ainda vai contar.

Lembrando que para elaborar esse texto, foram realizadas pesquisas em diferentes tipos de sites e todas as referencias (fontes) estão no final deste post.

Vale a pena também conferir no meu twitter outros dados estatísticos.

A internet no Brasil

Em um país de população tão heterogênea de estilos, culturas e regiões, o Brasil destaca-se na rede mundial de internet por uma característica homogênea de seus usuários: a capacidade de se relacionar. Nada mal então destacarmos o Orkut, rede social de relacionamentos, que possui como maior porcentagem de usuários brasileiros: 49%. Dos 54 milhões de internautas, 76% no Brasil utilizam o orkut como ferramenta de relacionamento. procentagem de brasileiros no orkut copy

Apenas 21% da populaçao brasileira acessa a internet. Segundo o IBGE, os internautas têm em média 28 anos, rendimento médio mensal domiciliar per capita de R$ 1.000 e escolaridade de 10,7 anos. Os acessos variam de ambientes como: casa (25,5 milhões), trabalho ou centros públicos ou privados. Cada internauta residencial permanece conectado 26 horas e 15 minutos no mês.

Nos últimos quatro anos, a posse de computadores nos domicílios cresceu em média 18% — mais rápido que o número de domicílios com conexão à internet, que cresceu 16%. Quando trata-se de formas de acesso, a conexão discada ainda supera a de banda larga. Atualmente, temos 11 milhões de conexões de banda larga no país e 12 milhões de conexões discadas.

Hoje, o Brasil é o sexto país do mundo com o maior número de domínios, somando 1,6 milhão de registros com o final .br. O registro .br era inicialmente disponível apenas para empresas, pois o cadastro exigia a inscrição do CNPJ, hoje, o .br aceita também o CPF, permitindo que pessoas físicas e empresas não registradas adquirisse o domínio com .br. O levantamento, feito com 3500 empresas de todos os portes (grande, média e pequena) de todo o país, constata que 53% delas têm website, mas a maior parte deles é voltado apenas para informações institucionais. Apenas 13% das corporações, por exemplo, utilizam os seus sites para efetivar pagamentos de transações.

O comércio eletrônico no Brasil está em boa fase. Em 2008, a internet movimentou mais de 8 bilhões de reais, ocasionando um crescimento de 30% em relação a 2007. Mais de 13 milhões de pessoas no Brasil já compraram ao menos uma vez pela internet.

Mesmo com a crise, estima-se que em 2009 as empresas faturem 4 bilhões e meio de reais no primeiro semestre deste ano, 20% a mais que o mesmo período no ano passado. Um dos fatores para esse aumento se deve ao crescimento de usuários na internet. Em 2009 a previsão é de 20% de crescimento no numero de pessoas que compram pela internet. Em relação ao perfil dos compradores virtuais, as mulheres representam 51% dos consumidores e em 2008 a classe C foi responsável por 42% de todas as compras. Dois fatores contribuíram para esse crescimento: Possibilidade de comparação de preços e parcelamento.

A análise dos dados permite-nos construir previsões para o futuro da internet no Brasil. Mensurar valores e porcentagens pode ser difícil em um mundo em que a globalização (mais evidente por causa da conexão através da internet) permite que qualquer fator pode gerar turbulências econômicas, como por exemplo o que ocorreu com a famosa “crise”. Os dados principalmente sobre o crescimento do comércio eletrônico, apontam um  significativo aumento das vendas pela internet, maior do que em 2008. Investir na internet está se tornando uma das melhores ferramentas, ou se não a melhor, para enfrentar um mercado cada vez mais competidor.

Até a próxima!

Bruna Milagres

obs.: Pode copiar, mas não deixe de citar a fonte. =)

Fontes de pesquisa

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo_virtual/2007/05/17/brasil_comemora_dia_mundial_da_internet_790565.html

http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2007/05/17/sites_dobram_em_dois_anos_e_beiram_120_milhoes_790709.html

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo_virtual/2007/03/23/acesso_discado_e_utilizado_por_maior_parte_dos_internautas_do_pais_726223.html

Registro .br completa 20 anos. http://www.nic.br/imprensa/clipping/2009/midia177.htm

Dados estatísticos do numero de brasileiros no Orkut. http://www.orkut.com.br/Main#MembersAll.aspx

O Brasil tem 25,5 milhoes de internautas residenciais. http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8095

O Brasill tem 54 milhoes de internautas.http://www.nic.br/imprensa/clipping/2009/midia218.htm

76 % dos brasileiros tem Orkut. http://novo-mundo.org/log/geral/76-dos-brasileiros-tem-orkut.html

Comercio eletrônico no Brasil. http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1024667-7823-COMERCIO+NA+INTERNET+DA+LUCRO+PARA+EMPRESARIOS,00.html

Internet no Brasil http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php

http://www.cetic.br/

O desafio da internet no Brasil. http://olhardigital.uol.com.br/blogs/post.php?id_conteudo=7909

Internet hospeda 225 milhões de sites

http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=7864

http://www.diamundialdainternet.com.br

Anúncios

Sobre brunampl

Bruna Milagres é graduada em Produção Multimídia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e pós-graduada em Marketing Digital pela Universidade Gama Filho. Na escola de artes visuais “Casa dos Quadrinhos”, cursou ”Desenho Artístico” como complemento ao seu trabalho de design. Atualmente trabalha como freelance na área de design e marketing digital.
Esse post foi publicado em Textos e Dicas e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Estatísticas – Dia mundial da internet

  1. Pingback: Consumidor: a bola da vez! :: Tutoriais CTDO - Sua Base de Tutoriais Online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s