Tecnologias do Google

Já virou rotineiro. O Google, maior empresa de buscas na internet, mais uma vez, passa a frente de muitos outros guias, através de uma recente  ferramenta que auxiliará o usuário na busca exata pela palavra-chave procurada. Essa ferramenta chama-se PesquisaWiki e está disponível para usuários que possuem Gmail e que estejam logados no Google.

Destrinchando os termos utilizados para a formação do nome dessa ferramenta, podemos definir “PesquisaWiki”, ou melhor, só Wiki segundo o Wikipedia como:

“O que faz a “wiki” tão diferente das outras páginas da Internet é certamente o fato de poder ser editado pelos usuários que por ele navegam(…) o controle é fornecido pela própria sociedade.”

promover - link da busca natural copy

Ou seja, a PesquisaWiki nada mais é uma maneira que o Google encontrou de você ensinar ao sistema do Google o seu gosto.

A ferramenta funciona da seguinte forma: ao digitar palavras ou expressões no Google, ele retorna resultados que aparecem sobre a forma ou de links patrocinados ou de busca orgânica. Ao lado dos sites listados na busca natural, aparecem duas caixas:  a primeira caixa permite que você promova o site (ao clicar na caixa, o anúncio é levado a primeira posição da página, independente do local onde o link estava). A segunda caixa já exclui o site daquele local, levando-o para o último posicionamento da página. A medida que o seu banco de dados de promoção de sites ou exclusão vai crescendo, os resultados de ranqueamento tornam-se cada vez mais certeiros.

pesquisa wiki copy

Se o objetivo do Google é sempre retornar resultados relevantes aos usuários, uma maneira de proporcionar isso foi através dessa nova ferramenta. Está ai uma boa possibilidade, para algumas empresas, de enxergar uma luz no final do túnel quando trata-se de ranqueamento na primeira página (e primeiras posições) de busca por palavras-chave.

Hoje, um bom resultado na busca orgânica é demorado e difícil de ser obtido, principalmente quando determinados setores mercadológicos são muito concorridos. E a primeira e imediata solução vista para essas empresas são os links patrocinados (forma paga de ser facilmente posicionado na primeira página).links patrocinados e busca natural copy

logomarca ensembli copy

Esse tipo de ferramenta já era presente em outro mecanismo de busca que utiliza métodos distintos do Google para o ranqueamento. O Ensembli retorna resultados de busca em cima de palavras já cadastradas. Ao listar os resultados, você tem a opção de dar pontos positivos aos sites ou excluí-los, eliminando com isso sites divergentes com sua procura e promovendo sites que correspondem a sua palavra-chave.ensembli - promoçao ou exclusao de sites copy

Lançar auxílios para navegação no Google já não é novidade mais. Há alguns meses atrás, uma nova e simples ferramenta também chamou bastante atenção. A ferramenta que auxilia o complemento da palavra-chave digitada. No campo de inserção de palavras, automaticamente ao escrever uma determinada palavra, logo abaixo aparecem sugestões de complementos. (Ao escrever uma expressão errada, o Google realmente não sugere nada, só apenas mostra posteriormente sua expressão: você quis dizer isso?) O bom disso é que a ferramenta ajuda quando há dúvida sobre o que complementar para que se ache tal assunto, além de mostrar a relevância da expressão, através de um número de vezes que ela aparece no site (através de um número, logo ao lado).

ferramenta do google que auxilia na busca copy

Um outro esforço positivo feito pelo Google é a concentração de e-mails do Gmail. No inicio do boom da internet, os e-mail geralmente se limitavam a um número “X” de espaço. O Gmail veio com a proposta de 1Giga de espaço e convites limitados de contas. Isso possibilitou que ele fosse associado a um e-mail seguro e com grande capacidade de armazenamento de informações, já que na época, a maioria dos computadores possuíam HD 1 Gb ou bem menos. Com um grande número de usuários do Gmail e com a possibilidade do monitoramento das informações trocadas por você, seus amigos e colegas, o Gmail passou a anunciar propagandas de acordo com os assuntos que “rolavam” nos seus e-mails. Quem tem Gmail deve saber do que estou falando. Para exemplificar, vou citar o que ocorre no meu: utilizo o Gmail para assuntos relacionados a minha profissão e carreira, e as propagandas que surgem na parte superior da tela são relacionadas à tecnologia. Agora, por exemplo, há uma propaganda do Blackberry. Ou seja, se meus assuntos giram em tornos de termos como tecnologia e comunicação, ele me retornou um aparelho celular!

Como já havia comentado em alguns posts anteriores, o excesso de informação é cada vez mais presente no cotidiano do homem. Principalmente quando tratamos da utilização da internet como principal meio de comunicação. A cada nova informação que pesquisamos, outras 10 mais aparecem interligadas à ela e assim por diante. A internet e sua facilidade de procura, inclusão e manipulação de conteúdos possibilitaram um maior contato com essas informações, aumentando consequentemente nosso sentimento de desorientação. E o Google, como representante da categoria de guias da internet, a partir do grande número de informações, assim apresenta sua missão: “Organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.

Se então, a missão do Google é “organizar a informação”, é certo que seu objetivo principal é ser certeiro nos resultados de uma busca. Isso de fato alia credibilidade ao buscador, que consequentemente lhe dará mais retorno em buscas. Cada vez que um usuário consegue um resultado positivo no processo de busca por palavras e os resultados correspondem com o item buscado, ocorre um esforço positivo em cima da imagem do buscador.

Ta aí a verdadeira segmentação da informação proposta pelas novas diretrizes do marketing!

Até a próxima!

Bruna Milagres

obs.: Pode copiar, mas não deixe de citar a fonte. =)


Anúncios

Sobre brunampl

Bruna Milagres é graduada em Produção Multimídia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e pós-graduada em Marketing Digital pela Universidade Gama Filho. Na escola de artes visuais “Casa dos Quadrinhos”, cursou ”Desenho Artístico” como complemento ao seu trabalho de design. Atualmente trabalha como freelance na área de design e marketing digital.
Esse post foi publicado em Textos e Dicas e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Tecnologias do Google

  1. Bruno Dantas disse:

    Olá Bruna, desde ja gostaria de parabeniza-la pelo trabalho de extremo requinte e bom gosto.
    Atuo no mercado do dtp e gostei muito da indicação do livro (design grafico digital), porém não o encontro de forma alguma em nehuma das livrarias que busquei…Gostaria que me indicasse alguma se você tiver ciência.
    Bruno Dantas
    Grato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s