Twitter não é apenas “mais uma ferramenta”

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É fato. Curiosidade realmente é característica do ser humano. Se a moda do momento é estar aonde todos estão, porque então não criar uma conta do twitter?

“Segundo pesquisas da Nielsen Online, 60% dos usuários que criaram uma conta no twitter, deixaram de utilizar o sistema.

E foi a partir desse pensamento, que muitos criaram sua conta e deixaram de utilizá-la. Talvez ela tenha sido causada pela curiosidade mal planejada e sem foco. Os 60% podem achar o que também achei pouco tempo depois de ter feito minha conta: O Twitter era apenas mais uma ferramenta na internet =/.

Por experiência própria digo que por pouco não entrei nos 60%. Em setembro de 2008, aderi ao twitter. De primeira, achei o máximo! Consegui adicionar muitas pessoas, mandar msgs e receber outras! Passado alguns dias, acabei achando a ferramenta chata e sem sentido. Só em dezembro, depois que descobri o que eu poderia obter no twitter, é que consegui utilizá-lo de maneira potencial, principalmente no que diz respeito à coleta e divulgação de informações e dicas.

Porque gostar do twitter?

O twitter conseguiu fazer parte do meu dia-a-dia. Através dos perfis de sites e pessoas, consigo manter-me atualizada. Sou informada do que está rolando na minha cidade, o que há de novo na área de tecnologia, indicações de artigos para leitura, portfólios para referencia, entre outros.

Uma boa estatística para mostrar que não só eu, mas outros twitteiros estão utilizando a ferramenta para isso, foi divulgada pelo @mestreseo :

“Muitos utilizam o Twitter para buscar informação e se atualizarem pela internet ( 91.42%), compartilham opiniões, críticas e seus pensamentos, podendo conversar com outras pessoas da rede. A maioria dos Twitteiros, 80%, segue perfis de agências de notícias, jornais, revistas e portais.”

Fazendo seu networking com o twitter

porcentagemO twitter é ótimo para se fazer seu networking e a criatividade deve ser utilizada constantemente. Falo em criatividade não só nos tipos de mensagem para atrair seu publico mas também na hora de escrever algo com conteúdo em um espaço pequeno, de apenas 140 caracteres. Sites que enxugam URL, e os RT já são bons exemplos dessa criatividade.

Quanto ao público do twitter, saiu uma pesquisa interessante. Segundo o @publicidadeweb:

“No perfil do público brasileiro no Twitter há uma predominância de homens jovens-adultos, entre 21 a 30 anos, solteiros do estado de São Paulo e Rio de Janeiro. As pessoas que estão plugadas nessa rede são predominantemente estudantes do ensino superior ou graduadas e estão geralmente conectadas a internet mais de 50 horas na semana.”

Quando você Twitta ou ReTwitta informações relevantes, seus microposts ganham valor, atraindo conseqüentemente a atenção dos usuários para seu perfil. E o micropost não precisa necessariamente ser sério. Transmitir informações com humor é tbm uma forma de transmitir conteúdos relevantes. O sucesso não pertence apenas ao @G1 ou portais de noticias, seguir perfis como o @kibeloco @rafinhabastos é ótimo para quebrar a rotina.

Crescimento do twitter no Brasil

Desde seu fundamento, o twitter vem crescendo muito.  Tornou-se até normal você hoje divulgar seu telefone, e-mail e twitter. Comentaristas, emissoras de TV, rádio, jornais, anunciam seu twitter.  Se hoje, falamos em “interatividade”, o twitter conseguiu representar bem isso.

cidade_porcentagem copySegundo o Nielsen Online:

“De fevereiro à março, o numero de usuários brasileiros do twitter cresceu 97% (334mil para 677mil)”

O twitter também aproximou a empresa do cliente. De forma explicita, com o nome da empresa, ou de forma maquiada, através de sites que possuem o objetivo de serem guias. E é nesse ponto que as empresas estão investindo no twitter. Segundo o @oficinadanet:

“Cerca de 53,6% dos usuários do Twitter acham interessantes ações publicitárias nesta ferramenta, 33% já participaram de alguma ação publicitária e 70% segue perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.”

O usuário do twitter é mais adepto à publicidade pois é ele que escolhe se quer receber ou não informações sobre determinada empresa. Se o perfil que ele escolheu seguir não repassar aquilo que ele esperava, deixar de segui-lo é simples. Assim, quanto mais a organização entender o perfil do seu publico e qual o tipo de informação ele deseja receber, mais adeptos a mesma terá.

Para Finalizar

Somando dados e informações, é possível perceber que o tipo de usuário que permanece no twitter é bem diferente dos usuários de outras mídias sociais.

Diferentemente do Orkut,   no twitter, dependendo dos perfis que vc segue e se constantemente você não está na frente de um PC, é quase impossível acompanhar o que cada um está repassando de informações, pois elas são constantemente atualizadas. Assim acredito, que se o usuário não trabalha sempre na frente de um computador com internet e/ou se ele não tiver algum foco na utilização do twitter, logo ele não achará utilidade em tal ferramenta.

60% é uma quantidade expressível de usuários que deixaram de utilizá-lo, mas como a ferramenta ainda é bem novinha, tropeços assim, são inevitáveis.

Diante desse contexto, acredito que se o seu objetivo é transformar o twitter em algo que lhe acrescentará valores profissionais e pessoais, utilize-o como ferramenta de geração de conteúdo e informações. Seja autentico, espontâneo e transmita valor aos seus seguidores. Siga perfis não só de amigos, mas de sites e pessoas que repassam informações da sua área e interesse. Já se o objetivo do seu twitter é divulgar seu perfil como ferramenta de publicidade, transmita o conteúdo sobre aquilo que você objetivou. Veja como seu público-alvo está reagindo a esse tipo de ferramenta de mídia social e que tipo de informação ele deseja receber. Esteja sempre focado, seja espontâneo e sempre envie msgs. Se um usuário está te seguindo é porque ele quer receber informações relevantes suas.

Para finalizar deixo uma dica que procuro aplicá-la em todas as atividades que pratico que envolvem aprendizado: Potencialize-se. Utilizar o twitter de forma potencial, com certeza agregará valor – transformado em conhecimento, informação e até diversão – ao seu dia-a-dia.

Até a próxima!

Bruna Milagres

Twitter: @brunamilagres

obs.: Pode copiar, mas não deixe de citar a fonte. =)

Fonte de Pesquisa:

http://www.mestreseo.com.br/twitter-seo/estatisticas-twitter-brasil
http://imasters.uol.com.br/noticia/13020/midiasocial/pesquisa_sobre_brasileiros_no_twitter_e_divulgada/
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/2047/estatisticas_sobre_o_twitter
http://imasters.uol.com.br/noticia/14424/midiasocial/usuarios_do_twitter_sao_mais_abertos_a_publicidade/
revista http://www.com.br ediçao 111

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Sobre brunampl

Bruna Milagres é graduada em Produção Multimídia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e pós-graduada em Marketing Digital pela Universidade Gama Filho. Na escola de artes visuais “Casa dos Quadrinhos”, cursou ”Desenho Artístico” como complemento ao seu trabalho de design. Atualmente trabalha como freelance na área de design e marketing digital.
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