Revolução da Informação – Da revolução ao seu excesso

“As condições ideais para mudar o mundo e criar coisas extraordinárias atualmente estão à disposição de qualquer um que tenha um computador e um modem. Porém, mais do que isto, para de fato mudarmos o mundo precisamos entender o que a Revolução da Informação representa ou pode representar em nosso cotidiano.” (Fonte: Google Marketing – Conrado Adolpho)

Você já parou para pensar em como o mundo está mudando com a disseminação da informação através da internet?  Em tão pouco tempo, mudanças, em diversos campos, estão tornando-se tão perceptíveis quanto irreversíveis. E é a partir dessa disseminação, mediante a adesão de milhares de pessoas, que nossa maneira de relacionar, comercializar e trabalhar está sendo alterada significativamente.

Se hoje vivemos em uma era onde ter tempo, tornou-se algo raro, (um dos motivos por causa dessa mudança) parar um pouco para refletir sobre como somos afetados por essa revolução, e como, de alguma forma, tornar-se parte dela, é dar um grande passo como profissionais e seres humanos.

Com a produção em grande escala de informações, construídas a partir da junção entre a necessidade de comunicar e a tecnologia, uma avalanche de materiais feitos por qualquer pessoa, como textos e vídeos, invadem os meios que utilizamos para comunicação. Ao recebemos milhares de informações por dia, é fato, conseqüentemente, ganharmos um grande desafio: selecionar algo que realmente que nos complete e que faça diferença em nossa maneira de pensar e interagir, trazendo conhecimento ou até, diversão.

O que hoje a revolução da informação representa pode ser exemplificado no que você faz agora. Se você  está lendo este texto, é porque, ao buscar algo relacionado à informação, achou-o e leu porque você tem interesse por mais conhecimento. Inconscientemente trabalhamos para isso, pois é a partir da informação que nos tornamos pessoas com mais valor porque produzimos mais por possuir mais conhecimentos.

O impacto dessa revolução não atingiu somente pessoas. Ela também passou a fazer parte das organizações, como algo positivo e primordial, principalmente na forma de enxergar seu mercado como um todo. A informação permitiu que as empresas tenham um feed-back dos seus consumidores, busquem informações sobre seus concorrentes, novas tecnologias, gerando assim, a possibilidade de diferenciação através da inovação e produtividade, pois a informação passou a criar valor sobre empresas e pessoas.

Podemos afirmar que uma das maiores revoluções da internet, está a maneira como empresas projetam estratégias fantásticas ao perceberem que a necessidade do usuário está na busca pela informação. Diversas organizações não só conseguiram mais aproximação com seus clientes, como também descobriram outros potenciais.

Nós criamos, remodelamos, adaptamos informações que encontramos em livros, revistas, na internet e do nosso senso comum. Se escrevemos um texto, postamos um micropost, fazemos um comentário em um fórum, geramos mais dados/informações na internet. Quanto mais a informação estiver voltada para seu objetivo, mais você ganha com sua disseminação. O excesso, só é gerado quando a mesma não produz valor para o usuário final, aquele que realmente é seu foco.

Estar objetivado naquilo que realmente trará valor, elimina perdas de tempo e desgastes, que poderiam ser gastos em outras milhares de  informações realmente pertinentes e interessantes. Vale a pena pensar nisso e praticar.

Até a próxima!

Bruna Milagres

obs.: Pode copiar, mas não deixe de citar a fonte. =)

Anúncios

Sobre brunampl

Bruna Milagres é graduada em Produção Multimídia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e pós-graduada em Marketing Digital pela Universidade Gama Filho. Na escola de artes visuais “Casa dos Quadrinhos”, cursou ”Desenho Artístico” como complemento ao seu trabalho de design. Atualmente trabalha como freelance na área de design e marketing digital.
Esse post foi publicado em Textos e Dicas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s