INFORMAÇÕES E ESTATÍSTICAS | Lançamento Google Browser Size

Google Brwser Size

Clique na imagem para ampliar

Com o objetivo de potencializar sites, muitos webdesigners buscam estudos relacionados a usabilidade (conceito na web utilizado para designar uma forma de deixar a navegação do usuário intuitiva e fácil) para assim cumprir o objetivo do site/projeto. Seguindo o mesmo conceito, o Google, a partir de experiências para auxiliar os desenvolvedores de seus próprios projetos, criou e disponibilizou o Browser Size, ferramenta capaz de mapear um site mostrando ao desenvolvedor quais áreas são mais visíveis para a maioria dos usuários.

No topo e na lateral esquerda podem ser visualizados números que juntos, completam as dimensões de resolução dos monitores. A porcentagem mostrada no centro de cada espaço é calculada de acordo com o número de usuários que conseguem visualizar aquele pedaço da página sem precisar de rolagem. Se o seu site, por exemplo, for projetado com largura de 1200px apenas 50% dos usuários hoje conseguiriam ver a parte assinalada em laranja (mostrada na imagem acima) sem precisar do auxilio da barra de rolagem.

Segundo o imasters, o Google conseguiu esses dados através da coleta de registro de dados dos usuários que visitam o buscador, ou seja, as estatísticas são atuais e confiáveis.

Problemas como tamanho do site e disposição das informações não são novidades para webdesigners e devem ser resolvidos baseados na resolução do monitor dos usuários e nos objetivos do site. Por mais que algumas organizações possuam públicos muito específicos, não é correto ignorar usuários que sentem a necessidade de deixar seus monitores em uma resolução de, por exemplo, 800X600. Utilizar técnicas que aprimorem a usabilidade e principalmente a acessibilidade dão valor ao site, mostrando que você e a organização preocupam-se com o cliente, ou seja, o usuário final.

Espero que tenham gostado da dica!

Até a próxima!

Bruna Milagres

obs.: Pode copiar, mas não deixe de citar a fonte. =)

Anúncios

Sobre brunampl

Bruna Milagres é graduada em Produção Multimídia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e pós-graduada em Marketing Digital pela Universidade Gama Filho. Na escola de artes visuais “Casa dos Quadrinhos”, cursou ”Desenho Artístico” como complemento ao seu trabalho de design. Atualmente trabalha como freelance na área de design e marketing digital.
Esse post foi publicado em Informações e Estatísticas e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s