O twitter é a cara do futuro

Instantaneidade, colaboração e customização. Podemos resumir assim a cara do futuro. E, nada melhor que o twitter, para exemplificar como os três conceitos juntos funcionam muito bem!

Instantaneidade

Com a otimização de processos, encurtamos prazos e aproveitamos o tempo ganho para preenchê-lo com outras atividades, projetos e trabalhos. Com isso, convivemos e acostumamos com a idéia de que não temos mais tempo para esperas e que tudo deve ser muito rápido.

Através dessa mudança no dia-a-dia do homem é que o twitter conquistou adeptos, atingindo assim grande sucesso entre as mídias sociais. Tal sucesso, provocado pelo encontro das possibilidades do twitter com nossa necessidade atual: agilidade no acesso a informação.

No twitter a informação pode vir como atualização de perfis que variam de corporativos a de amigos. Dependendo de quem segue, você recebe, notícias, atualizações de blogs, dicas, comentários e o que nossos amigos estão fazendo e pensando.

“(…) como o Twitter é uma mistura de mini e-mail, microblog e rede social, foi rapidamente descoberto por blogueiros e jornalistas, que começaram a usá-lo para atualizações freqüentes de informações, como links e fotos, no conceito chamado de microblogging.” livro A bíblia do marketing Digital Autor: Claudio Torres

A informação multiplica-se pela facilidade em escrever e bolar algo para um curto e restrito para os 140 caracteres. A informação curta facilita a leitura. Rapidamente conseguimos ler o que cada perfil da nossa lista está escrevendo, pensando ou noticiando. Puro processo de usabilidade. Afinal, aprendemos com as convenções que, como títulos e letterings em jornais, por exemplo, encontramos mais facilmente aquilo que ele desejamos ler, por saber que são resumos.

O espaço curto também auxilia na redução de tempo para se escrever algo. Um texto maior, contendo detalhes do assunto, que por padrão encontramos em portais e blogs, logicamente aumenta o tempo de divulgação da informação. Já o twitter, em seus 140 caracteres, já permitem que se solte rapidamente uma frase que resuma o ocorrido.

Colaboração

A necessidade de difundir uma informação, seja ela em primeira mão ou não, também auxiliou no crescimento e sucesso do twitter. O homem naturalmente tem a necessidade de participar, de colaborar e trocar informações.

“Entender como a web funciona, e assim entender como inserir sua empresa neste novo mundo, passa por entender como as pessoas colaboram com a criação e a recriação da informação. Não é à-toa que alguns sites como MySpace, Facebook, Orkut e vários outros apostam no conceito de comunidade virtual – as pessoas precisam estar em contato umas com as outras, e pela internet isto é potencializado. Afinal, segundo Aristóteles, o homem é um animal social e político.” Livro Google Marketing – Autor Conrado Adolpho

A internet, por si só, já é uma grande aliada da disseminação da informação e o blog é um excelente exemplo de ferramenta que cresceu com a colaboração de pessoas dispostas a gastar, ao menos um pouco do seu tempo, para compartilhar informações, opinar e discutir.

No twitter, basta uma câmera na mão, um PC conectado a internet e um bom motivo que você facilmente espalha seu micropost, fomentando assim o famoso jornalismo colaborativo.

“A geração digital se comporta de forma muito mais critica e opinativa. Hoje cerca de 50 a 100 milhões de blogueiros que se comunicam pela internet, expressando idéias e experiências com produtos e compartilhando informações sobre empresas e negócios. (…) O consumidor virou mídia.” Livro: Geração Digital. Autor André Telles

Customização

Na web há uma tendência a customização, uma vez que o usuário é que tem total poder de o que ele quer ver e receber, ou seja, por onde ele quer navegar. Com o twitter, não é diferente. O usuário escolhe os perfis que quer seguir, para que assim receba informações personalizadas de acordo com aquilo que escolheu.

“No twitter você pode encontrar perfis de pessoas que falam constantemente o que estão fazendo, serviços de noticias e informações de agencias de noticias e tuits de blogueiros que reproduzem pequenos trechos de seus posts, além de comunidades que divulgam informações sobre suas causas” livro A bíblia do marketing Digital Autor: Claudio Torres

Bem diferente da cultura de massa, a customização é a tendência que está presente na internet.  Toda ferramenta ou produto que podem ser customizados recebem uma grande vantagem em relação a outros produtos/ferramentas justamente porque os consumidores não querem receber mais aquilo que todos recebem.

A customização é um dos pontos essenciais para que se atinja a valorização ideal para os produtos/serviços. Se a ferramenta customizada torna-se a cara do usuário (ou seja, no twitter escolhendo aquilo que quer receber), certamente ele retornará e fomentará a tal ferramenta.

Para finalizar, deixo uma frase que melhor fecha os conceitos abordados neste texto:

“Essa conversa mundial em tempo real muda tudo porque criou-se um imenso boca-a-boca global sobre absolutamente qualquer assunto. Você sabe o que as pessoas pensam em tempo real sobre políticos, um produto, uma marca, etc. As opiniões estão lá, são transparentes, e afetam a forma de se fazer marketing e entretenimento”. Loic Le Meur, criador do site Seesmic.com Fonte: estadão.com.br

Até a próxima!

Bruna Milagres

obs.: Pode copiar, mas não deixe de citar a fonte.

Anúncios

Sobre brunampl

Bruna Milagres é graduada em Produção Multimídia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e pós-graduada em Marketing Digital pela Universidade Gama Filho. Na escola de artes visuais “Casa dos Quadrinhos”, cursou ”Desenho Artístico” como complemento ao seu trabalho de design. Atualmente trabalha como freelance na área de design e marketing digital.
Esse post foi publicado em Textos e Dicas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O twitter é a cara do futuro

  1. Ei Bruna como vai? Estou maravilhado com conteúdo do seu site,parabéns pelo trabalho!
    aproveito p/ interar-me sobre REDE SOCIAL (lhe confesso q ñ sou muito fã,mas o mercado esta aderindo,ñ me resta opcão)espero em breve darmos seguimento aos nossos projetos.
    Dias Fartos e Felizes!
    Marco Antonio (BhLar)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s