Marketing no twitter

A idéia de escrever esse artigo ocorreu através do encontro de uma matéria que saiu na revisa W sobre os prós e contras da propaganda no twitter, com uma pesquisa feita pela Bullet com o objetivo de traçar o cenário do Brasil no twitter e mapear o perfil dos membros da ferramenta.  Assim, reuni aqui, dados interessantes e de grande valor para quem pretende ter um perfil corporativo que agregue valor aos seguidores, sejam eles clientes ou futuros clientes.

A customização proporcionada pelo twitter influencia no uso do marketing na ferramenta. O processo de customizar ocorre quando o usuário escolhe os perfis que deseja seguir, sejam esses corporativos ou não. Receber a publicidade no twitter é por opção. Ao seguir perfis corporativos o usuário se dispõe a receber mensagens que variam de dados interessantes sobre a empresa, ramo de atuação e ações promocionais.

Diante disso, é esperado que haja então um grande percentual de aceitação sobre ações publicitárias e a pesquisa da Bullet revela, em números expressivos, a resposta da diferença na aceitação sobre a publicidade: 54% dos usuários entrevistados acham interessante o uso da publicidade no twitter, desde que segmentada e com relevância. Ou seja, o usuário adere a perfis que contenham publicidade com conteúdo.  Apenas 15% não gostam do uso do twitter como ferramenta de propaganda. Provavelmente esses 15% não seguem perfis corporativos. 12% disseram que toleram a publicidade no twitter, 15.03% acham a idéia interessante e 5.72% não incomodam.

Sobre a participação em ações publicitárias no twitter, 51% responderam que nunca participaram, mas que possuem interesse. 33% responderam que já participaram de algum tipo de ação. Esses números apresentados são relevantes no que refere-se a necessidade da publicidade: atingir prospects e com isso, receber em troca, conversões em venda, exposição da marca, ações institucionais, entre outros. A adesão sobre a publicidade no twitter também é refletida nos 70% que responderam que seguem ou já seguiram perfis corporativos, eventos e/ou campanhas publicitárias.

Além desses dados estatísticos sobre a publicidade no twitter, outros também foram divulgados, os quais incluem principalmente perguntas referentes ao perfil dos usuários da ferramenta. Tais dados, que podem ser conferidos na pesquisa completa, reforçam característica do comportamento dos usuários na internet e em redes sociais. A necessidade pelo acesso instantâneo, customização e colaboração são características evidentes que atraem novos usuários para a ferramenta e fidelizam os que já estão inseridos nela.

Podemos concluir que uma nova forma de contato e publicidade está forma-se sobre o reflexo do comportamento desses usuários: Uma publicidade que envolve, acima de tudo, benefícios aos usuários.

Para finalizar, a edição 114 da revista W elaborou uma lista de 10 dicas para marketing no twitter. Abaixo, segue uma adaptação e resumo dessas dicas.

1- Torne-se parte da comunidade junto com seus seguidores. Transforme seu twitter não somente em uma ferramenta de transmissão de informação, mas também de diálogo.

2- Faça perguntas a seus seguidores. Inicie você mesmo diálogos.

3- Pessoas gostam de estar em contato com outras pessoas. Se a conta da empresa for gerenciada por mais de uma pessoa, pense em identificar cada post com uma inicial ou símbolo. As mensagens precisam ter personalidade.

4- Mais de duas hashtags por tweet pode dificultar a leitura do micropost. Use-as com cuidado e atenção.

5- Cada tweet deve ter valor próprio. Poste com freqüência mas cuidado para não ser considerado como um spammer.

6- Tenha um plano antes de encarar a ferramenta. Perguntas como: Quem vai ter responsabilidade pela conta no twitter? Você está preparado para responder e agir ao mesmo tempo? Devem ser levadas em questão quando prepara-se um perfil para o twitter.

7- Personalize seu perfil. Crie um fundo de tela que exiba seus produtos, identidade de marca e etc (se esse for o seu objetivo).

8- Encontre pessoas que você e/ou sua marca tem interesse e siga-as. Um erro comum é tentar conseguir o maior número possível de seguidores, como se mais fosse melhor. O que importa é qualidade e não quantidade.

9- Ofereça descontos e promoções, ou mesmo informações em primeira mão. Isso mostra que você dá valor aos clientes e seguidores.

10- Uma empresa não é apenas seus produtos. Fale sobre seu serviço de forma honesta. Use o twitter para conseguir feedback sincero. Aprenda.

Até a próxima!

Bruna Milagres

obs.: Pode copiar, mas não deixe de citar a fonte

Fonte de pesquisa:

Edição 114 da revista W

Pesquisa da Bullet sobre o perfil dos usuários brasileiros do twitter

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Sobre brunampl

Bruna Milagres é graduada em Produção Multimídia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e pós-graduada em Marketing Digital pela Universidade Gama Filho. Na escola de artes visuais “Casa dos Quadrinhos”, cursou ”Desenho Artístico” como complemento ao seu trabalho de design. Atualmente trabalha como freelance na área de design e marketing digital.
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